20/02/2026
DTB Pokal, em Stuttgart, será importante como referência
Uma delegação de ginastas brasileiros embarca no início de março para a Europa. A participação no tradicional DTB Pokal, torneio realizado na Alemanha, já foi inserida no calendário da Ginástica Artística Masculina do Brasil em outros anos. A novidade será antes: um Estágio de Treinamento, que terá lugar no Centro Técnico Federal de Via Ovada, em Milão, pertencente à FGI (Federação Ginástica da Itália). Em seguida, a delegação rumará para Stuttgart. A competição será disputada de 27 a 30 de março, na Porsche Arena.
O embarque para a Europa está programado para 7 de março. O período de preparação na Itália se encerra no dia 17.
Como explica Hilton Dichelli Júnior, o Coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina, alguns resultados italianos em competições importantes na GAM vêm chamando a atenção, como o sexto lugar na final por equipes dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
“O crescimento italiano é notável. A seleção italiana chegou a um novo patamar. Já fizemos antes um camp em que pudemos fazer esse intercâmbio, e aí surgiu a oportunidade de realizarmos um treinamento conjunto com essa seleção. Será muito bom inclusive do ponto de vista logístico, porque será no norte da Itália, muito perto da Alemanha, e vai funcionar como aclimatação visando ao DTB. Em Milão, poderemos trocar conhecimentos com os italianos, o que sempre pode contribuir para a elevação do nível técnico”.
A tradicionalíssima DTB Pokal é considerada muito importante na preparação. “É uma competição que envolve ginastas da categoria júnior, da sênior e seleções de outros países, a convite da Alemanha. É muito válido como termômetro em início de temporada e para a realização de testes. Teremos a primeira participação do Pedro Silvestre em competição adulta. Isso é importantíssimo na preparação dele. No geral, vai ser importante para aferirmos como estamos neste início de temporada. Vamos extrair subsídios que vão nos ajudar na preparação para o Mundial de Roterdã, em outubro”, projeta o Coordenador.
Em Stuttgart, como explica Dichelli, não serão testados novos elementos. “Vamos trabalhar a execução dos movimentos. Temos pela frente um período grande de evolução, e em outras oportunidades testaremos coisas novas. Na DTB, a meta é fazer a competição com a melhor qualidade técnica possível. E vamos observar como estão os outros. A esta altura, a temporada está em pleno andamento na Europa. É uma chance valiosa para observamos como estão as seleções. Isso tudo nos abastece de informações, e nos ajuda a fazer um trabalho que nos deixe adequadamente preparados para o Mundial”.
DELEGAÇÃO – Estágio de Treinamento em Milão e DTB Pokal
Atletas
Diogo Paes – Esporte Clube Pinheiros (SP)
Diogo Soares – Piracicaba (SP)
Luis Porto – Grêmio Náutico União (RS)
Pedro Silvestre – Centro Olímpico (RS)
Vitaliy Guimarães – Minas Tênis Clube (MG)
Treinadores
Caio Silva, Cristiano Albino, Daniel Biscalchin e Leonardo Finco
Fisioterapeuta
Cleyber Santos
Coordenador
Hilton Dichelli Júnior
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.