07/11/2025
Com a nova conquista, o país alcança feito histórico: sete competições internacionais de ginástica no mesmo ano, sob a chancela da CBG
Em assembleia geral ordinária realizada nesta quinta-feira (6), na Colômbia, a Consugi (Confederação Sul-Americana de Ginástica) atribuiu ao Brasil o direito de sediar os Campeonatos Sul-Americanos de Ginástica Acrobática, Ginástica de Trampolim e Parkour.
Reconhecida mundialmente pela excelência na organização de grandes eventos, como comprovou recentemente com o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, realizado no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) já havia recebido, em junho, da União Pan-Americana de Ginástica (UPAG), a atribuição de sediar os Campeonatos Pan-Americanos Adulto e Juvenil de Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Aeróbica, também em 2026.
Com a inclusão do Parkour e a realização dos Sul-Americanos de Ginástica Acrobática e de Ginástica de Trampolim, o calendário internacional da ginástica de 2026 representará um marco histórico para o Brasil: o país sediará sete competições internacionais em um mesmo ano, reafirmando sua posição como uma das principais potências organizacionais do continente e referência em gestão esportiva.
Presente à Assembleia em Medellín, Colômbia, o Diretor-Geral da CBG e Vice-Presidente da Consugi, Ricardo Resende celebrou a ampliação da agenda internacional. “A CBG já havia conquistado o direito de sediar os Pan-Americanos de Ginástica Rítmica e Artística, nas categorias adulto e juvenil, e o Pan de Ginástica Aeróbica. Agora, com a confirmação dos Sul-Americanos de Ginástica de Trampolim, Acrobática e Parkour, o Brasil chega a um marco histórico. Pela primeira vez, serão sete competições internacionais sob a chancela da CBG em um mesmo ano.
Com essa conquista, todas as disciplinas da ginástica estarão contempladas, reforçando o protagonismo do Brasil no cenário continental e mundial. Isso consolida a CBG como referência em organização de grandes eventos e impulsiona a visibilidade da ginástica brasileira junto à sociedade, à imprensa e aos patrocinadores. Além disso, oferece aos nossos atletas a oportunidade de competir em casa, inspirando novas gerações e fortalecendo o desenvolvimento de todas as modalidades.”
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Institucional
Modalidades
Calendários
Eventos
Regulamentos Técnicos
Organização
Resultados
Governança
Marketing
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.