01/11/2024
Esforço conjunto de profissionais de primeiro time resulta em documento fundamental para o crescimento da modalidade
A Coordenadora do Comitê Técnico de GR da CBG, Márcia Aversani, apresentou, na última quinta-feira (31), o Modelo de Desenvolvimento de Ginastas de Ginástica Rítmica no Brasil. A atividade foi realizada no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro.
O documento foi elaborado conforme as diretrizes orientadoras do COB no Programa de Mentoria do Desenvolvimento Esportivo das Confederações 2024 e no Programa Mulher no Esporte, de forma a atender as expectativas da comunidade gímnica. O objetivo é apresentar diretrizes para o desenvolvimento de ginastas e de entidades esportivas ligadas à GR brasileira.
O plano se assenta sobre referências científicas e tendências nacionais e internacionais. O esforço vai no sentido de promover a GR em diferentes contextos esportivos e direcionar o caminho de ginastas na modalidade, desde sua entrada até o pós-carreira.
O grupo de trabalho da CBG é formado pelas pesquisadoras Roberta Gaio e Ieda Parra Rinaldi, por Márcia Aversani e pela coordenadora de Seleções da GR, Camila Ferezin. O Grupo Focal, formado por representantes nacionais da GR, Juliana Dias Coradine Castilho, Lorena Nabanete dos Reis Furtado, Luciane Maria de Oliveira Bernardi e Mônika Mello Queiroz contribuiu com análises.
Márcia Aversani procurou explicar a importância do modelo formalizado. “Esse documento de fato vai orientar nossos profissionais no processo de desenvolvimento das ginastas de GR nos seus clubes, nos estados e no país. Constitui-se em um marco da GR brasileira. Em outras palavras, significa a prova de que a união das entidades (CBG e COB), somada aos esforços dos profissionais que trabalham pela nossa modalidade, seja nas quadras, na gestão ou na universidade, é o melhor caminho para alcançarmos o objetivo maior, que é o crescimento da GR”.
A pesquisadora Ieda Rinaldi enxerga o processo que culminou com a entrega do modelo como um momento histórico. “Acredito que o documento seja um divisor de águas para o desenvolvimento da GR no país”. A opinião de Roberta Gaio vai no mesmo sentido. “Conciliando conhecimentos técnicos e científicos, o documento assinala um marco na história da GR do Brasil”.
Para Camila Ferezin, colocar no papel tamanha carga de conhecimento acumulado é um avanço bastante significativo. "É uma grande conquista para a Ginástica Rítmica do Brasil. Conseguimos reunir um grupo de profissionais dedicados e competentes e transformar o conhecimento que antes estava apenas em nossa experiência prática em um documento sólido e acessível. Esse registro se torna uma ferramenta valiosa para o futuro gerações, ajudando a fomentar e aprimorar a Ginástica Rítmica em nosso país."
Aversani fez questão de mencionar ainda contribuições fundamentais para a conclusão do trabalho. “Agradeço às mentoras Carine Collet e Paula Korsakas, indicadas pelo COB para o acompanhamento da construção do documento, e a cada membro da equipe de suporte da CBG e das áreas de Desenvolvimento e Mulher no Esporte do COB. Nessa somatória, o esforço de cada indivíduo foi fundamental para que atingíssemos nossos objetivos”.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA
Encontre um
centro de excelência
em seu estado.
“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”
Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG
Institucional
Modalidades
Calendários
Eventos
Regulamentos Técnicos
Organização
Resultados
Governança
Marketing
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.