logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Brasil brilha no primeiro dia de competições do Sul-Americano de Ginástica Artística com ouro nas equipes feminina e masculina

19/10/2024

Bernardo Miranda e Tomás Florêncio fazem dobradinha no individual geral

Brasil brilha no primeiro dia de competições do Sul-Americano de Ginástica Artística com ouro nas equipes feminina e masculina

O Brasil brilhou no primeiro dia de disputas do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística, realizado em Aracaju, conquistando o ouro nas competições por equipes tanto na Ginástica Artística Masculina (GAM) quanto na Ginástica Artística Feminina (GAF). Os atletas brasileiros confirmaram a força do país na modalidade.

Na competição por equipes da GAM, a equipe brasileira composta por Bernardo Miranda, Tomás Florêncio, Lucas Bitencourt, Leonardo Souza, Patrick Sampaio e Johnny Oshiro alcançou a marca de 324.203 pontos, superando a Argentina, que somou 311.869 pontos, e garantindo a medalha de ouro. O Brasil também participou com uma segunda equipe, formada por Diogo Paes, Gustavo Pereira, João Victor Perdigão, Rogério Borges e Juliano Oliva, que somou 308.796 pontos. Embora essa pontuação os colocasse na terceira posição, o regulamento não permite que mais de uma equipe de um país suba ao pódio, então o bronze ficou com o Chile, que registrou 301.635 pontos.

No individual geral masculino, o Brasil conseguiu uma dobradinha no pódio. Bernardo Miranda brilhou com 82.067 pontos e conquistou o ouro, enquanto Tomás Florêncio, também do Brasil, garantiu a prata com 80.601 pontos. O argentino Santiago Mayol completou o pódio, levando o bronze com 78.667 pontos.

Na Ginástica Artística Feminina (GAF), o Brasil também mostrou sua força. A equipe formada por Maria Heloísa Moreno, Hellen Silva, Gabriela Barbosa, Beatriz Lima, Rafaela Oliva e Josiany Calixto conquistou o ouro com uma pontuação de 205.750 pontos, superando a Argentina, que ficou com a prata ao somar 199.000 pontos, e o Panamá, que levou o bronze com 197.400 pontos.

No individual geral feminino, a argentina Milagros Curti levou o ouro com 52.300 pontos, seguida pela panamenha Hillary Heron, que conquistou a prata com 52.150 pontos. A jovem brasileira Maria Heloísa Moreno, com apenas 16 anos, assegurou a medalha de bronze com 51.500 pontos.

Hilton Dichelli Júnior, Coordenador da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina, analisou o início do Sul-Americano:
"Terminamos o primeiro dia de competição com um grande resultado. Os meninos se superaram. Alcançaram resultados e pontuações muito bons. Isso é importantíssimo, porque já estamos visando nossa preparação para 2028. Temos aqui atletas que vão representar o Brasil no futuro. Faz parte do processo de evolução deles a participação em competições internacionais, ser avaliados por árbitros internacionais. Dessa forma, conseguimos ter parâmetros do comportamento deles em competição. E eles se saíram muito bem. Formamos duas equipes e eles se superaram. Estou muito contente porque, no futuro, vamos colher bons frutos."

Walmy Júnior, técnico da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina, comentou a atuação das ginastas no primeiro dia do Sul-Americano:
"A gente está muito contente com o resultado. As meninas estavam muito confiantes, fizeram uma boa preparação. E o resultado veio graças a um bom trabalho. Elas estavam firmes, e estávamos muito unidos como equipe. O astral é muito bom desde o início da competição. Uma ajuda a outra, e os treinadores estão todos muito alinhados. Esse é o reflexo de um trabalho bem feito, de uma equipe unida. Acho que está todo mundo bem satisfeito com essa medalha de hoje."

Além das conquistas, o Brasil também utilizou a estratégia de oferecer experiência internacional a mais ginastas, algo que reforça o desenvolvimento contínuo dos atletas e prepara novas gerações para o cenário competitivo. Esse primeiro dia de disputas evidenciou o domínio brasileiro na ginástica sul-americana, destacando talentos e o trabalho em equipe, que já rende frutos significativos. O Brasil segue firme nas competições, avançando para todas as finais.


RESULTADOS – SUL-AMERICANO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

COMPETIÇÃO POR EQUIPES – GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA
1º) BRASIL – 324.203 (Bernardo Miranda, Tomas Florêncio, Lucas Bitencourt, Leonardo Souza, Patrick Sampaio, Johnny Oshiro)
2º) Argentina – 311.869
3º) Chile – 301.635
Observação: Outra equipe brasileira: 308.796 – Regulamento não permite que duas equipes de um mesmo país conquistem medalhas. Caso não houvesse essa restrição, essa equipe, formada por ginastas mais jovens, teria obtido o bronze, pois fez pontuação mais alta do que a do Chile. Essa jovem equipe do Brasil foi formada por Diogo Paes, Gustavo Pereira, João Victor Perdigão, Rogerio Borges e Juliano Oliva.

INDIVIDUAL GERAL – GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA
1º) Bernardo Miranda (BRASIL) – 82.067
2º) Tomás Florêncio (BRASIL) – 80.601
3º) Santiago Mayol (Argentina) – 78.667

COMPETIÇÃO POR EQUIPES – GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA
1º) BRASIL – 205.750 (Maria Heloisa Moreno, Hellen Silva, Gabriela Barbosa, Beatriz Lima, Rafaela Oliva e Josiany Calixto)
2º) Argentina – 199.000 (Milagros Curti, Sira Macias, Martina Abrahantes, Lucia González, Mia Mainardi, Meline Mesropian)
3º) Panamá – 197.400 (Hillary Heron, Karla Navas, Tatiana Tapia, Lana Herrera, Valentina Brostella, Victoria Castro)

INDIVIDUAL GERAL – GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA
1º) Milagros Curti (Argentina) – 52.300
2º) Hillary Heron (Panamá) – 52.150
3º) Maria Heloísa Moreno (BRASIL) – 51.500

PROGRAMAÇÃO
DIA 19 – SÁBADO
15H30 – Finais – GAF – Salto e Assimétricas
15H30 – Finais – GAM - Solo, Cavalo E Argolas
17H30 – Premiações

 

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixa

PATROCINADOR OFICIAL

correiosvivoneutroxpiracanjubaatroverangelol

PARCEIROS OFICIAIS

estácionew on

APOIADORES GOVERNAMENTAIS

leiincentivoAutoridade Brasileira de Controle de DopagemMinistério do Esporte - Governo Federal

APOIADORES

comitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubes

FORNECEDOR ESPORTIVO

Nakal

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.