30/09/2024
Finais de aparelhos coroaram evento que entreteve o público a cada dia da competição
Maria Eduarda Alexandre e Geovanna Santos foram os grandes destaques individuais do Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Ginástica Rítmica, encerrado neste domingo (29), em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
A catarinense Maria Eduarda, da Agito-PR (Associação Toledana de Ginástica) sagrou-se campeã individual no sábado (28), ao somar 136.150 pontos nas quatro séries. A capixaba Geovanna Santos obteve a prata (131.900). A brasiliense Ana Luisa Neiva (Escola de Campeãs-ES) completou o pódio, ao registrar um total de 121.050 pontos.
No dia das finais por aparelhos, Maria e Geovanna, a Jojô, dividiram as medalhas de ouro de forma fraternal. A ginasta do Sul alcançou uma nota altíssima no arco (35.350). Jojô, que também apresentou uma bela série, recebeu a nota 33.850. Ana Luísa Neiva, da EC, também do Espírito Santo, conseguiu pontuação idêntica à da concorrente capixaba, mas foi sobrepujada pelo critério de desempate – a nota de execução de Geovanna foi superior.
A disputa entre Maria Eduarda e Jojô se repetiu na bola. A capixaba desta vez foi a única a ultrapassar a faixa dos 34 pontos (34.150). Poucos décimos abaixo, Maria Eduarda ficou com a prata. Sua nota foi 33.900. Keila Santos, que defende o GORBA (Centro de Treinamento de Ginástica Olímpica e Rítmica), de Salvador, levou à loucura a torcida local, ao assegurar o bronze para a Bahia (31.200). A jovem ginasta, de apenas 16 anos, recebeu a nota 31.200. Estreante na categoria Elite, Keila conquistou também o quarto lugar no individual geral, somando 116.050 pontos.
Nas maças, Maria Eduarda voltou a ser dominante. Recebeu a nota 33.750. Jojô, sempre competitiva, ficou logo atrás, com 33.250. Ana Luisa Neiva completou o pódio no aparelho (30.700).
Mesmo classificada, Maria Eduarda decidiu não participar da final da fita. Ela optou por abrir espaço para que uma de suas colegas na Agito, Fernanda Heinemann, pudesse chegar à final. Como apenas duas ginastas de cada clube podem ir à final, Fernanda estava a princípio fora, pois outra colega da agremiação, Samara Sibin, havia alcançado nota superior.
Na decisão, Geovanna foi a única com nota superior à casa dos 30.000 (31.850). Ana Luisa foi a vice (29.150). Samara completou o pódio (28.500).
Na competição por equipes, a Agito se sagrara campeã no sábado.
A treinadora de Maria Eduarda, Solange Paludo, destacou o amadurecimento da atleta, que tem 17 anos de idade. “Maria Eduarda está em um momento de mudanças típicas de quem tem essa idade. No bojo desse processo, está conseguindo aportar essa maturidade para dentro da quadra. Uma boa competição é produto de treinos realizados diariamente com consciência e eficácia. O corpo e a mente, quando em sintonia, têm grande poder. Alcançar esse estágio é um desafio, e ela está conseguindo ficar à altura dele. Para resumir, estou muito feliz com o desempenho de Maria”.
Solange não se limitou a comentar a respeito da performance de Maria Eduarda, e fez uma análise do nível técnico da competição como um todo. “A GR do Brasil vive um momento muito bom. Está em constante crescimento, o que é muito positivo. De nossa parte, isso nos obriga a estar em constante busca por progressos. Temos trabalhos lindos e incríveis espalhados pelo território nacional. Esse estágio que a GR do Brasil apresenta é fruto do trabalho de muita gente. Devemos muito à CBG e às diversas ações realizadas pela entidade. A Confederação tem contribuído com estágios, com acompanhamento do grupo de metas e com a Escola de Treinadores, entre outras iniciativas. Coroando tudo isso, tivemos em Lauro de Freitas um Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA que foi um verdadeiro show”.
Níveis 1 e 2
As disputas não se limitaram à categoria elite. Houve também competição nos níveis 1 e 2. O nível 1 é constituído por atletas que se distinguiram no Campeonato Brasileiro anterior. Já o 2 é formado por atletas que nunca competiram na categoria adulta ou no Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA. A campeã do Individual Geral nível 1 foi Geane Silva, do Agito (110.200 pontos). Em segundo lugar ficou Renata Diniz, do GRM (MG). Ela obteve 109.350 pontos. Julia Barrim, do Fantástica/PR, completou o pódio com 107.650 pontos.
No nível 2, Alejandra Sanchez, do CMGym/PE, conquistou o primeiro lugar. Ela somou 95.550 pontos. Em segundo lugar ficou Heloisa Almeida, da ABGR/SC, com 95.400 pontos. Ana Laura Girolometto (ITP-PR) ficou com o bronze (92.800).
RESULTADOS – CAMPEONATO BRASILEIRO LOTERIAS CAIXA DE GINÁSTICA RÍTMICA – 2024
COMPETIÇÃO POR EQUIPES
1º) Agito-PR – 301.950 (Alana Silva, Samara Sibin, Maria Eduarda Alexandre, Fernanda Heinemann)
2º) INCESP-ES – 276.050 (Luiza Traspadini, Nicolly Bastos, Geovanna Santos)
3º) Escola de Campeãs-ES – 274.150 (Maria Cecilia Scandian, Emanuelle Rocha e Ana Luisa Neiva)
INDIVIDUAL GERAL
1º) Maria Eduarda Alexandre – Agito-PR – 136.150
2º) Geovanna Silva – Incesp-ES – 131.900
3º) Ana Luisa Neiva – Escola de Campeãs-ES – 121.050
FINAL – ARCO
1º) Maria Eduarda Alexandre – Agito-PR – 35.350
2º) Geovanna Silva – Incesp-ES – 33.850
3º) Ana Luisa Neiva – Escola de Campeãs-ES – 33.850
FINAL – BOLA
1º) Geovanna Silva – Incesp -ES – 34.150
2º) Maria Eduarda Alexandre – Agito-PR – 33.900
3º) Keila Santos – GORBA-BA – 31.200
FINAL – MAÇAS
1º) Maria Eduarda Alexandre – Agito-PR – 33.750
2º) Geovanna Silva – Incesp-ES – 33.250
3º) Ana Luisa Neiva – Escola de Campeãs-ES – 30.700
FINAL – FITA
1º) Geovanna Silva – Incesp-ES – 31.850
2º) Ana Luisa Neiva – Escola de Campeãs-ES – 29.150
3º) Samara Sibin – Agito-PR – 28.500
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA
Encontre um
centro de excelência
em seu estado.
“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”
Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG
Institucional
Modalidades
Calendários
Eventos
Regulamentos Técnicos
Organização
Resultados
Governança
Marketing
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.