logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina conquista medalha histórica em Paris

31/07/2024

Rebeca, Flávia, Jade, Júlia e Lorrane escrevem página memorável do esporte brasileiro

Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina conquista medalha histórica em Paris

O Brasil fez história mais uma vez na Ginástica Artística. Nesta terça-feira (30), Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira subiram ao pódio na Arena Bercy. Elas somaram 164.497 pontos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (171.296) e da Itália (165.494).

A façanha é resultado de um esforço cultivado há anos. A confirmação cabal de que o Brasil havia se inserido no rol das potências da Ginástica Artística Feminina já havia sido dada no Mundial da Antuérpia, no ano passado. Naquela ocasião, o mesmo quinteto havia somado 165.530 pontos. A repetição do pódio, nos Jogos Olímpicos, sob todos os holofotes, consolida as brasileiras entre as grandes.

Rebeca deu contribuição decisiva ao cravar um salto que valeu a nota 15.100. A guarulhense executou um cheng primoroso, que foi suficiente para levar o Brasil ao pódio. 
A atual campeã olímpica do salto contou o que lhe passou na cabeça antes de saltar. “Estava um pouco nervosa e cansada do solo. Mas é aquilo, né? Confiança no nosso trabalho, não tem o que discutir. Fui lá e sabia o que tinha que fazer. Confiar na nossa equipe e nosso trabalho faz toda a diferença. Foi daí que saiu o 15.100″, contou, com a simplicidade que lhe é peculiar.

Flavinha literalmente deu o sangue pela conquista. Como se sabe, no aquecimento a carioca sofreu uma queda que resultou num corte no supercílio. Após a competição, ela lembrou o momento do susto, e disse que não percebeu que estava sangrando após bater o rosto. O treinador Francisco Porath Neto é que notou o sangramento e a ajudou a se levantar. “Depois daquilo ali eu já estava aquecida”, disse a ginasta, abrindo um grande sorriso.

Jade, atleta que brilha para o grande público desde os Jogos Pan-Americanos do Rio, de 2007, ocasião em que conquistou o ouro justamente no salto, fez uma espécie de relato histórico. “É até difícil falar nesse momento. A gente trabalhou muito duro, dia após dia. Poucas pessoas vão saber o quão duro foi, a maioria aqui dentro do time. Estamos felizes com o que conseguimos fazer hoje. A gente treinou para cada situação dessa, cada passo fez diferença. Mas é isso que faz uma equipe, é isso que faz uma família. Tenho orgulho do que construímos nesse período todo e hoje a gente colhe o fruto de muitas gerações, é até difícil acreditar que está rolando isso”, afirma.

Henrique Motta, diretor esportivo da CBG, comentou a importância do resultado. “Sempre sonhamos com uma conquista como essa. E é simples explicar o motivo. Trata-se de uma comprovação de que não contamos com apenas uma ou duas atletas fortes, mas com uma equipe. Sermos representados por um time tão forte significa que temos alicerces na Ginástica Artística. Temos engrenagens funcionando: treinadores, profissionais das equipes multidisciplinares, federações, clubes, patrocinadores, árbitros. É toda uma comunidade, é muita gente empenhada com o mesmo foco. Isso é a realização de uma vida”.

Maria Luciene Cacho Resende, a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), deu o seu testemunho. “A gente já sonhou com isso. Já sonhamos muito. Mas não ficamos só no sonho. Estruturamos um projeto, trabalhamos duro, buscamos parceiros. Somamos muitos esforços e o resultado está aí. Essa é a prova de que a brasileira é capaz, de que os brasileiros, os treinadores, fisioterapeutas, preparadores físicos, clubes e federções, enfim todos que contribuíram com esse resultado são igualmente capazes. Agradecemos muito às grandes ginastas que abriram o caminho. Cito agora, de cabeça, Daniele Hypólito, Daiane dos Santos, Luiza Parente, Camila Comin.

Tenho medo de me esquecer de alguém. Queremos agradecer a todos, as que foram aos Jogos Olímpicos, as que não foram. Todas que um dia suaram num ginásio pela Ginástica do Brasil são merecedoras dessa medalha. E quero que saibam também que não vamos parar por aqui. Continuamos a ter grandes ambições, grandes projetos. Sabemos que podemos e vamos por mais, tenham a certeza. Neste momento, muitas crianças estão vibrando com a gente. Quantas Rebecas, quantas Flavinhas, quantas Jades não estão agora emocionadas, prontas pra brincar de fazer ginástica. Nosso futuro é radiante nesse esporte”.

RESULTADOS DO BRASIL 
Salto (42.366) – Rebeca (15.100); Jade (13.366) e Flavia (13.900)
Paralelas assimétricas (41.199) – Rebeca (14.533); Lorrane (13.000) e Flavia (13.666)
Trave (39.966) – Rebeca (14.133); Flavia (13.433) e Julia (12.400)
Solo (40.966) – Rebeca (14.200); Flavia (13.533) e Julia (13.233)

BRASIL EM FINAIS FEMININAS OLÍMPICAS POR EQUIPES
Pequim-2008 – 8º
Rio-2016 – 8º
Paris-2024 – 3º

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixa

PATROCINADOR OFICIAL

correiosvivoneutroxpiracanjubaatroverangelolvale

PARCEIROS OFICIAIS

estácio

APOIADORES GOVERNAMENTAIS

leiincentivoAutoridade Brasileira de Controle de DopagemMinistério do Esporte - Governo Federal

APOIADORES

comitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubes

FORNECEDOR ESPORTIVO

Nakal

Calendários

Governança

Copyright 2025
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.