29/07/2019
Equipe brasileira precisou aguardar até a última apresentação dos Estados Unidos para festejar o segundo título da prova na história do Pan
Com direito à emoção até o final, a Seleção Brasileira Masculina de Ginástica Artística conquistou a primeira medalha de ouro da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Lima (PER). Neste domingo (28), o time brasileiro venceu a prova por equipe, superando os Estados Unidos por uma diferença de apenas 1,05 ponto, definida somente após o último aparelho. Foi a segunda medalha de ouro da ginástica masculina por equipe em Pan-Americanos, repetindo o feito de Guadalajara-2011.
O time brasileiro teve que torcer da arquibancada, pois se apresentou na primeira subdivisão, enquanto os americanos competiram na segunda sessão da prova, realizada na parte da noite. No final, a Seleção ficou com a medalha de ouro ao somar 250,450 pontos, contra 249,400 dos americanos.
O Brasil ainda terá 12 participações em finais individuais, sendo duas no Individual Geral, que será disputado nesta segunda-feira (29), a partir das 20h (horário de Brasília), no masculino. Arthur Nory e Caio Souza serão os representantes brasileiros nesta prova. Mais cedo (15h), haverá a decisão do Individual Geral feminino, com Flavia Saraiva e Thais Fidélis.
Integrante da subdivisão 1, a Seleção masculina mostrou um desempenho excelente em suas apresentações, sendo muito aplaudida pelo torcedor peruano, que compareceu em bom número ao ginásio de Villa El Salvador. A maior nota do dia foi obtida por Arthur Zanetti, campeão olímpico em Londres-2012, que cravou 15,000 nas argolas. Mas o principal nome da noite foi Arthur Nory, que chegou a quatro finais individuais, entre elas a da prova geral, nesta segunda-feira.
“Muito feliz por termos cumprido um de nossos objetivos. Agora é descansar para já pensar na final”, disse Nory, que havia sido prata por equipe nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015.
Para Francisco Barreto Júnior, finalista no cavalo com alças e na barra fixa, a espera pela definição do resultado, enquanto eles acompanhavam a prova dos americanos, foi angustiante.
"Ficar na expectativa do outro grupo, não é fácil. Quando passou pelo cavalo com alças, aparelho em que não fomos bem, fizemos umas contas e começamos a sentir o gosto da medalha de prata, porque teve uma nota muito alta de um americano (Brody Malone, 14.500). Após as argolas, quando ficou um ponto de diferença, sabíamos que a vitória estava praticamente certa”, disse Barreto.
Dono da melhor nota individual deste domingo, Arthur Zanetti também falou sobre o sofrimento de torcer pelo resultado do lado de fora da quadra. “É um sofrimento, e eu fazendo as contas todas erradas, já nem sabia o que estava fazendo. Competir antes, ainda mais com os EUA no segundo grupo, que estão com uma equipe excelente, é muito complicado. No final, deu tudo certo”, disse Zanetti, que admite ter ficado preocupado após as notas dos americanos no cavalo com alças.
“Eles são fortes neste aparelho e tiraram uma boa diferença. Na verdade, eles são bem constantes, mas nós levamos a melhor e temos que trabalhar duro para as próximas finais, porque certamente eles virão com tudo”, disse o brasileiro, que estará nas finais das argolas e do solo.
Notas dos brasileiros
Na prova por equipe do Pan-Americano de Lima, as melhores notas por aparelho dos brasileiros foram as seguintes:
Solo: Arthur Nory – 13,750
Cavalo com alças: Francisco Barreto Júnior – 13,950
Argolas: Arthur Zanetti – 15,000
Salto: Luis Porto – 14,550
Paralelas: Caio Souza – 14,850
Barra Fixa: Arthur Nory – 14,400
Finais
Além da final individual, classificaram-se para as finais por aparelho os seguintes ginastas:
Solo: Arthur Nory e Arthur Zanetti
Cavalo com alças: Francisco Barreto Júnior
Argolas: Arthur Zanetti e Caio Souza
Salto: Luís Porto
Paralelas: Caio Souza e Arthur Nory
Barra Fixa: Arthur Nory e Francisco Barreto Jr.
Programação da Ginástica Masculina
29/7 – Individual geral (20h)
30/7 – Finais por aparelho: solo (15h), cavalo com alças (15h40) e argolas (18h)
31/7 – Finais por aparelho: salto (15h), paralelas (16h20) e barra fixa (17h10)
Programação da Ginástica Artística Feminina
29/7 – Individual geral (15h)
30/7 – Finais por aparelho: salto (15h40) e assimétricas (17h10)
31/7 – Finais por aparelho: trave (15h) e solo (16h20)
Os convocados
Seleção masculina
• Arthur Nory (Pinheiros/SP)
• Arthur Zanetti (Serc/SP)
• Caio Souza (São Bernardo do Campo/SP)
• Francisco Barretto Jr (Pinheiros/SP)
• Luís Porto (Grêmio Náutico União/RS)
Treinadores
• Marcos Goto
• Cristiano Albino
• Ricardo Yokoyama
Seleção feminina
• Flavia Saraiva (Flamengo-RJ)
• Jade Barbosa (Flamengo-RJ)
• Thaís Fidélis (Cegin-PR)
• Carolyne Mercer Pedro (Cegin-PR)
• Lorrane Oliveira (Flamengo-RJ)
Treinadores
• Valeri Liukin
• Francisco Porath Neto
• Iryna Ilyashenko
A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela CAIXA.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA
Encontre um
centro de excelência
em seu estado.
“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”
Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG
Institucional
Modalidades
Calendários
Eventos
Regulamentos Técnicos
Organização
Resultados
Governança
Marketing
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.