18/10/2025
Treinamento de pódio, realizado no ginásio de aquecimento e no de competição, é etapa importante na rotina de um Mundial
Após o treinamento de pódio, realizado neste sábado, a CBG definiu quais ginastas farão suas rotinas em cada aparelho.
“Esse é um dia de grande importância, pois marca o momento de reproduzir ao máximo o que acontecerá no dia da competição. As séries já estão praticamente definidas, e hoje tivemos a oportunidade de nos familiarizar tanto com o ginásio de aquecimento, que também acontece no pódio, quanto com o ginásio de competição.
Este treino permite mais tempo para ajustes e contato direto com a arbitragem, sendo essencial para os últimos ajustes técnicos e estratégicos. Durante a competição, teremos apenas o tempo de aquecimento do aparelho, o que torna esse momento ainda mais valioso. Por isso, realizamos dois testes, um no ginásio de treinamento e outro aqui no pódio, para garantir a melhor preparação possível”, afirmou Francisco Porath Neto, coordenador técnico da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina.
O coordenador explicou também a estratégia utilizada para definir a participação das atletas em cada aparelho. “A estratégia para a definição das atletas foi montada com base nos aparelhos em que cada uma é especialista, garantindo que todas pudessem participar e apresentar suas melhores provas. Neste ano, por se tratar do Mundial de Especialistas, apenas três atletas podem competir por aparelho, o que exigiu uma distribuição bem planejada. Ficou assim: no solo, Julia Soares, Júlia Coutinho e Flávia Saraiva; na paralela, Júlia Coutinho e Sophia Weisberg; no salto, Sophia Weisberg; e na trave, Flávia Saraiva, Sophia Weisberg e Julia Soares.
Essa distribuição valoriza o desempenho individual de cada ginasta nos aparelhos. Sophia treinou todos os aparelhos e está pronta para o individual geral; essa preparação foi extremamente importante pensando no próximo ano. É também um momento especial para atletas experientes, como a Flávia, que retorna ao solo pela primeira vez após os Jogos Olímpicos”, completou Porath.
O coordenador destacou que a equipe passou bem pela atividade, cumprindo o planejamento técnico e seguindo os ajustes necessários para chegar às classificatórias em boas condições.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Institucional
Modalidades
Calendários
Eventos
Regulamentos Técnicos
Organização
Resultados
Governança
Marketing
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.