05/09/2025
Maria Carolina Farias, da academia Bello Salto, de Recife, ficou em segundo lugar na trave, dando alegrias à torcida local
Muita alegria nas arquibancadas do ginásio Geraldão, em Recife, nesta quarta-feira (4). E havia, é claro, motivos plenos para isso. Maria Carolina Farias, que representa a academia Bello Salto, instalada na capital pernambucana, conquistou a medalha de prata na trave, com a nota 29.733, no Campeonato Brasileiro Infantil Loterias CAIXA de Ginástica Artística. A expressão “prata da casa” poucas vezes foi tão adequada para se contar a história dessa façanha na categoria sub-12.
Alguns detalhes tornaram ainda mais expressiva a conquista de Carolzinha, como é chamada carinhosamente a garota. Com apenas 10 anos de idade, ela mostrou muita qualidade e conseguiu um lugar no pódio entre duas atletas do Flamengo: Izabela Nascimento (31.566) e Eva Krylova (28.633).
Adriana Alves, Coordenadora do Comitê de Ginástica Artística Feminina da CBG, enalteceu o trabalho da Bello Salto, que pela primeira vez competiu num Campeonato Brasileiro.
“A Bello Salto tem treinadoras que ainda estão acumulando experiência, mas foi possível notar que elas investem nos movimentos de base. Prova disso foi o desempenho da Maria Carolina na rotina obrigatória. Ela conseguiu uma nota excelente, a mais alta dessa disputa”.
A festa no interior do ginásio Geraldo Magalhães foi especial. “A Maria Carolina contou com uma torcida organizadíssima. Esse é um ingrediente que tornou ainda mais especial esse Campeonato Brasileiro Infantil. Ao todo, entre meninas e meninos, contamos com 146 atletas. Tivemos 11 unidades da Federação representadas. Esses ginastas puderam competir nos mesmos aparelhos montados para os adultos. E, de quebra, tivemos um ídolo como Arthur Zanetti trabalhando como árbitro. E a campeã mundial Daiane dos Santos prestigiou o evento, participando de cerimônias de preparação. Tenho a certeza de que competições assim deixam ótimas memórias para os ginastas da categoria infantil, para seus pais e treinadores. Com toda a dedicação, a CBG entrega eventos muito bem estruturados em todas as categorias”, acrescentou a Coordenadora.
Todas as regiões do Brasil foram representadas no Brasileiro Infantil. Participaram equipes de Pernambuco, Amazonas, Pará, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Outros resultados. O Flamengo levou os títulos por equipes no masculino e no feminino do Campeonato Brasileiro Infantil de Ginástica Artística Feminina.
Na subdivisão 12 anos feminina, Letícia Caminha, do Cegin (Paraná), foi a campeã do individual geral. Ela somou 109.230 na soma das séries obrigatórias e livres. Millena Lima, do Flamengo, ficou em segundo lugar (108.497), seguida por Allanys Santos (ADC São Bernardo), que obteve 107.145 pontos. Alicia Melo, também competindo pela agremiação de São Bernardo, foi campeã na trave e nas assimétricas na categoria sub-12.
No sub-11, dobradinha do Flamengo. Ouro para Izabela Kassyane (111.314), seguida por Sarah Amaral (107.213). Izabela foi a melhor nas barras e na trave, e Sarah foi a protagonista no salto. O bronze no individual geral coube a Manuelly Castilho, da Gemini, de Cabo Frio (RJ).
Na competição por equipes, o Flamengo conquistou o título (332.309). O segundo lugar ficou com a ADC São Bernardo (321.042). E a Cegin obteve a terceira colocação (314.040).
O Flamengo também se destacou na Ginástica Artística Masculina do Brasileiro Infantil. Brayan Nascimento, do clube da Gávea, foi o grande destaque no sub-14, e arrebatou o título do individual geral (177.350). O atleta rubro-negro conquistou o ouro no solo, paralelas e barra fixa.
Ryan Cordeiro, do Esporte Clube Pinheiros (SP), ficou com a prata no individual geral (173.700). Pedro Barros, do Minas Tênis Clube, conquistou em Recife o bronze (164.775).
Na categoria sub-12, Henrique Peres, da APAM-Setor Leste, do Distrito Federal, somou 170.500 e levou o ouro do individual geral. Antonio Soares, do Flamengo, ficou com a prata, a dois décimos da soma do campeão. Soares conquistou ouro no solo, salto, barras paralelas e barra fixa. Mas o ginasta de Brasília levou a melhor nas argolas e no cavalo. Nesse último aparelho, registrou vantagem suficiente para lhe dar o ouro. Francisco Macedo, do Minas, somou 159.400, pontuação que lhe proporcionou o bronze.
Na disputa por equipes, pela ordem: Flamengo com o ouro (505.675), Pinheiros (439.575) e Minas (436.350).
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Institucional
Modalidades
Calendários
Eventos
Regulamentos Técnicos
Organização
Resultados
Governança
Marketing
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.