logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Estágio de Treinamento para ginastas de 11 a 14 anos de idade e treinadoras proporciona disseminação de conhecimento

16/12/2024

CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju

Estágio de Treinamento para ginastas de 11 a 14 anos de idade e treinadoras proporciona disseminação de conhecimento

Neste mês de dezembro, a Confederação Brasileira de Ginástica promove, em Aracaju, a sexta edição do Estágio de Treinamento de Ginástica Rítmica. O evento, na edição 2024, volta-se especialmente para novas abordagens de treinamento com ênfase no trabalho interdisciplinar, tendo como objetivo uniformizar a preparação física e técnica de ginastas com 11 a 14 anos de idade, das categorias Infantil e Juvenil. Os critérios levados em consideração para a distribuição de vagas foram os resultados obtidos em 2024. Houve também encaminhamento de convites a profissionais indicados pela Coordenação Geral de GR da CBG. A atividade teve início no dia 9 e se estende até o dia 17.

“Estamos promovendo uma capacitação continuada. Ao longo desse processo, reforçamos o alinhamento e disseminamos conhecimentos. O processo é incessante, porque o código de pontuação é atualizado. Aquilo que aprendemos deve ser repassado sempre. Os Estágios nos permitem que façamos isso”, afirma Márcia Aversani, Coordenadora do Comitê de Ginástica Rítmica da CBG.

Paralelamente ao estágio, apoiado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), é realizado curso de capacitação, que recebe suporte do Ministério do Esporte. A pasta custeou hospedagem, alimentação, transporte local e passagens aéreas. Ao todo, estão reunidos no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, na capital sergipana, 43 ginastas e 28 treinadoras. Todas as regiões do Brasil estão representadas. Há também um time de aproximadamente dez experts da CBG atuando diretamente com as ginastas e treinadoras.

Um dos cernes do Estágio é o esforço em torno da uniformização do trabalho da preparação física e técnica das ginastas. Segundo Aversani, foram incorporadas ao cronograma propostas diferenciadas relacionadas à convivência e organização do treinamento nos clubes. “Queremos que as treinadoras e ginastas entendam abordagens interessantes que utilizamos aqui no CT, na Seleção Brasileira Juvenil e na Seleção Brasileira Adulta. A finalidade é capacitá-las a replicar esses formatos ou simplesmente usar a ideia, o que pode dar origem a formatos adaptados às possibilidades dos clubes. Cito como exemplo as rodas de conversa, as formas de iniciar o treino, as maneiras de abordar a ginasta no começo da atividade, de finalizar os treinamentos”.

Aversani cita os benefícios proporcionados pelo intercâmbio com profissionais estrangeiros para a construção dos formatos de treinamento no Brasil. Em 2024, foram recebidas visitas de treinadoras búlgaras de altíssimo gabarito. A Coordenadora lembra também que, em setembro, um grupo de ginastas de 13 anos de idade teve a oportunidade de fazer aulas no Panamá com profissionais de expressivo currículo. “Essas contribuições são importantes para que possamos seguir nosso caminho, que é o da Ginástica Rítmica Brasileira. Esses conhecimentos são adquiridos e reorganizados. Nós refletimos a respeito deles e os aplicamos nos treinamentos de nossas Seleções e nos de nossas equipes de base”, arremata a profissional. Essas diretrizes estão contidas em uma publicação que norteia a comunidade da GR do país, intitulada “Modelo de Desenvolvimento de Ginastas de Ginástica Rítmica no Brasil”. Foi lançada no último mês de novembro. Referências importantes para o trabalho fazem parte do “Caderno Didático-Pedagógico”, editado pela Escola de Treinadores de Ginástica Rítmica, ligada à CBG.

Márcia Aversani e Camila Ferezin
Márcia Aversani e Camila Ferezin - Crédito: MeloGym/CBG

 

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixa

PATROCINADOR OFICIAL

correiosvivoneutroxpiracanjubaatroverangelol

PARCEIROS OFICIAIS

estácionew on

APOIADORES GOVERNAMENTAIS

leiincentivoAutoridade Brasileira de Controle de DopagemMinistério do Esporte - Governo Federal

APOIADORES

comitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubes

FORNECEDOR ESPORTIVO

Nakal

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.