30/11/2020
Membros das comissões disciplinares das duas entidades traçam planos para dar suporte às atletas da Ginástica Rítmica
Enquanto as atletas da Ginástica Rítmica seguem treinando, com foco na disputa por vagas olímpicas, várias engrenagens da Confederação Brasileira de Ginástica e do Comitê Olímpico do Brasil se movem para proporcionar a melhor retaguarda possível às ginastas. Nesta semana, reuniram-se, no Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju, diversos membros das comissões multidisciplinares da CBG e do COB, com a finalidade de coordenar esforços.
“A partir do mapeamento das atletas, traçaremos os objetivos individuais para a preparação, que objetiva a classificação olímpica. Vamos estabelecer estratégias e criar um plano de apoio à preparação. Essa atuação está dividida em vários momentos: pré-temporada, acompanhamento e suporte contínuo, pré-competição, avaliações por demandas técnicas ou médicas e suporte e acompanhamento em competições. Entendemos que saúde e alto rendimento precisam caminhar juntos. Por conseguinte, cercamos de todos os cuidados nossas atletas para mantê-las nas melhores condições físicas, técnicas e emocionais”, diz Juliana Fajardo, Gestora Esportiva do COB com atuação junto à Ginástica.
É como se houvesse uma Seleção Brasileira a postos para cuidar de outra Seleção Brasileira. Foram reunidos craques de diversas áreas do conhecimento: psicologia, nutrição, preparação física, medicina esportiva, fisiologia, fisioterapia, biomecânica, ginecologia, ortopedia e massoterapia. Todos são especializados em esporte de alto rendimento.
“Nosso grande foco é gerar saúde. Quanto à minha área, devo dizer que a saúde ginecológica está ligada à saúde óssea e à prevenção de lesões. Nós focamos, por exemplo, a avaliação hormonal – a parte hormonal tem relação com o controle do peso. Temos também a possibilidade de planejar a menstruação das ginastas, de forma que ela não ocorra nos dias de competição, porque muitas atletas não gostam quando isso coincide. Podemos também controlar os efeitos da TPM (tensão pré-menstrual)”, explica Tathiana Parmigiano, ginecologista do COB com participação nas missões enviadas aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (2011) e aos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e Rio-2016.
Há dez anos à frente da Seleção Brasileira de Conjunto, a treinadora Camila Ferezin é testemunha da evolução da qualidade do suporte oferecido às atletas. “Eu me sinto muito feliz e honrada por termos formado um time de profissionais tão capacitados, especializados e comprometidos com a melhoria do desempenho da Ginástica Brasileira. Temos que estar em constante evolução. Hoje as competições são definidas nos pequenos detalhes, e estarmos alinhados, mantendo a saúde das nossas ginastas, é fundamental para alcançarmos o ápice da performance. Não tenho dúvidas de que vamos colher muitos frutos dessa parceria entre CBG e COB”.
Segundo Juliana, a palavra que mais bem sintetiza o propósito dessa parceria é mesmo integração. “O ponto principal do trabalho é integrar as metodologias e técnicas científicas e médicas a um programa bem estruturado de treinamento e competição, garantindo saúde e segurança aos atletas. Assim, conseguimos orientar e propor intervenções de longo e curto prazo capazes de impactar positivamente o desempenho das equipes”.
Reunião em Aracaju sela integração de profissionais da CBG e COB
Membros das comissões disciplinares das duas entidades traçam planos para dar suporte às atletas da Ginástica Rítmica
Link para baixar vídeo: Equipe Multidisciplinar da Seleção de Ginástica Rítmica se reúne em Aracaju
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA
Encontre um
centro de excelência
em seu estado.
“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”
Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG
Institucional
Modalidades
Calendários
Eventos
Regulamentos Técnicos
Organização
Resultados
Governança
Marketing
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.