logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Arthur Zanetti dá ao Brasil primeira medalha no Mundial de Ginástica Artística

02/11/2018

Nas argolas, ginasta brasileiro conquista a medalha de prata, sua quarta em mundiais; Flavia Saraiva e Caio Souza disputam finais neste sábado (3)

Arthur Zanetti dá ao Brasil primeira medalha no Mundial de Ginástica Artística

O brasileiro Arthur Zanetti deu à ginástica artística do Brasil sua primeira medalha no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, que está sendo disputado em Doha (Qatar). Na final das argolas, nesta sexta-feira (2), Zanetti ficou com a medalha de prata. Sua quarta em mundiais. O ouro novamente ficou para o grego Eleftherios Petrounias.

A decisão das argolas encerrou o primeiro dia de finais por aparelhos no ginásio Aspire Dome. E logo de cara, quem começou a competir foi Eleftherios Petrounias, campeão olímpico na Rio-2016 e que venceu os dois últimos mundiais. Mesmo competindo com uma lesão no ombro, ele melhorou sua nota em relação ao classificatório e alcançou 15,366.

Como seria o último a competir, Arthur Zanetti apenas acompanhava o desempenho dos adversários. Na penúltima apresentação, o italiano Marco Lodadio surpreendeu com uma nota excelente, 14,900.

Zanetti chegou para sua apresentação pressionando e com excelente apresentação, alcançou a nota de 15,100, sendo 8,900 de execução. Foi sua melhor nota neste Mundial, mas insuficiente para superar o grego.Foi a quarta medalha de Zanetti em Mundiais. Ele foi campeão do mundo em Antuérpia (BEL)/2013 e conquistou ainda duas de prata, em Tóquio (JAP)/2011 e Nanning (CHN)/2014.

“Estou muito feliz com o meu resultado, neste retorno ao pódio. Posso dizer que fiz a minha melhor prova do ano. Todos os giros foram estendidos, não teve mexida e cravei a saída. Foi a melhor série que eu fiz, mas o importante foi ter voltado ao pódio em um Mundial.”, afirmou Zanetti, que já pensa no que terá pela frente até a Olimpíada de Tóquio-2020.

“Este resultado foi um passo. Ano que vem será outro passo, teremos mais algumas competições difíceis para encarar, mas acho que estamos seguindo no caminho certo”, analisou o medalhista brasileiro.


A medalha de prata de Arthur Zanetti foi também a 13ª medalha brasileira na história dos Mundiais de ginástica. Além das quatro que ele conquistou até hoje, são cinco para Diego Hypólito (duas de ouro, uma de prata e duas de bronze), uma para Daiane dos Santos (ouro), uma para Daniele Hypólito (prata) e duas para Jade Barbosa (bronze).

Brasil se despede do Mundial em duas finais
Neste sábado (3), último dia de disputas do Mundial de Doha, o Brasil encerra sua participação com a presença em duas finais individuais por aparelho. No solo feminino com Flavia Saraiva, enquanto que no salto masculino, o representante masculino será Caio Souza. O SporTV 2 irá transmitir as finais, a partir das 10h (horário de Brasília).

O primeiro a se apresentar será justamente Caio, às 10h, que se classificou para a final do salto com a sexta melhor nota (14,583). O melhor no qualificatório do aparelho foi o norte-coreano Ri Se Gwang, com 14,966.

“Consegui ter mais constância no meu salto, tanto no primeiro quanto no segundo e estou bem ansioso para chegar a final e mostrar o melhor possível. Quem está na final sabe que pode acontecer de tudo. Eu sonho com uma medalha, mas o importante é que eu faça o meu melhor desempenho possível”, afirmou Caio Souza.

Flavia Saraiva disputará a final do solo feminino a partir das 12h. No qualificatório, ela conseguiu a quinta melhor nota (13,900). A favorita ao ouro é a americana Simone Biles, que tirou 15,333 no qualificatório.


“O importante é eu tentar me divertir na prova. Já estou muito feliz por ter conseguido três finais. No último Mundial não competi tão bem e consegui evoluir aqui em Doha. Quero chegar na final e fazer o que eu sei de melhor”, afirmou Flavinha.

PROGRAMAÇÃO:
Sábado (3)
10h - Salto - masculino
10h40 - Trave feminina
11h30 - Paralelas - masculino
12h - solo - feminino
12h30 - Barra fixa

Veja os convocados:
GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA
• Anna Júlia Reis – CEGIN 
• Flávia Saraiva - CRF
• Jade Barbosa - CRF
• Lorrane Oliveira – CRF 
• Rebeca Andrade - CRF
• Thaís Fidélis – CEGIN
Treinadores: Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko e Valeri Liukin
Chefe de Equipe: Juliana Fajardo
Fisioterapeuta: Mariana Weschenfelder
Árbitras: Elaine Gueriero e Yumi Sawasato

GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA
• Arthur Nory - ECP 
• Arthur Zanetti - SERC 
• Caio Souza - SBC
• Francisco Barreto - ECP 
• Lucas Bitencourt - MTC 
• Leonardo de Souza - MTC
Treinadores: Cristiano Albino, Marcos Goto e Ricardo Yokoyama
Chefe de Equipe: Leonardo Finco
Massoterapeuta: Julio Bransford de Oliveira
Médico da Aclimatação: Dr. Breno Schor
Médico do Mundial: Dr. Rodrigo Sasson
Árbitros: Edgard Vernetti Ferreira e Robson Caballero
Chefe de delegação: Henrique Motta

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

ENCONTRE AQUI
ONDE TREINAR
GINÁSTICA

PATROCINADOR MASTER

caixa

PATROCINADOR OFICIAL

correiosvivoneutroxpiracanjubaatroverangelolvale

PARCEIROS OFICIAIS

estácio

APOIADORES GOVERNAMENTAIS

leiincentivoAutoridade Brasileira de Controle de DopagemMinistério do Esporte - Governo Federal

APOIADORES

comitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubes

FORNECEDOR ESPORTIVO

Nakal

Calendários

Governança

Copyright 2025
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.