logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Em dia histórico, Ginástica Artística Masculina do Brasil faz dobradinha no Pan-Americano de Lima

30/07/2019

Pela primeira vez, o país chega ao pódio no Individual Geral masculino, com o ouro de Caio Souza e a prata de Arthur Nory

Em dia histórico, Ginástica Artística Masculina do Brasil faz dobradinha no Pan-Americano de Lima

Pelo terceiro dia consecutivo, o Brasil subiu ao pódio na Ginástica Artística dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Nesta segunda-feira (29), após o bronze de Flavia Saraiva no Individual Geral feminino, a Seleção Brasileira masculina conseguiu pela primeira vez medalhar nesta mesma prova. E logo em dose dupla, com o ouro de Caio Souza e a prata de Arthur Nory. Nesta terça-feira (30), os brasileiros voltam ao Ginásio de Villa El Salvador para o início das finais por aparelho.

Desde a primeira conquista em Pan-Americanos, nos Jogos de San Juan (PUR), em 1979, com um bronze por equipe, a Ginástica Masculina nunca havia conquistado uma medalha no Individual Geral, que é aquela que reúne os ginastas que têm bons resultados em mais de um aparelho. Em Lima, o jejum foi quebrado em dose dupla, com atuações excepcionais de Caio Souza e Arthur Nory.

Ao longo de toda prova, os dois disputaram ponto a ponto em cada aparelho a liderança. Chegaram a ser ameaçados pelos canadenses Cory Paterson (que levou o bronze) e René Cournoyer, mas o dia era mesmo do Brasil. Com performance excepcional na barra fixa, quando tirou 14,400 e levantou a torcida, Caio assegurou a vitória.

Enquanto chorava de emoção, viu seu companheiro de equipe Nory acertar uma prova irretocável também, mas como ele tinha uma vantagem segura, o ouro foi assegurado. No final, Caio Souza levou a medalha de ouro com a nota 83,500, contra 82,950 de Arthur Nory, que levou a prata.

“Cometi algumas falhas na classificatória, mas felizmente mantive o foco na competição. Preparado eu estava, só precisava mostrar. O resultado veio por conta disso”, afirmou Caio Souza após o pódio. Ele também comentou sobre uma cirurgia que quase o tirou do Pan-Americano de Lima.

“No dia 9 de maio, passei por uma cirurgia no tornozelo esquerdo, estava na incerteza se daria para competir. Também não sabia se iria para quatro ou seis aparelhos. A cada dia que foi passando, seguia trabalhando firme e consegui entrar na equipe para representar os seis aparelhos. A cada aparelho, foi saindo um pouco do peso desta cirurgia. Aqui, este resultado mostra a minha evolução. Eu desabei em choro foi por isso tudo. A gente treina muito, muitas horas, dias, anos, para chegar e mostrar em um momento. E deu certo”, comentou.

Arthur Nory também falou de superação para chegar à medalha de prata neste Pan-Americano. “Passei por vários problemas físicos até chegar a esta final. A cada série que a gente acertava, era um desabafo, uma satisfação. Só temos a agradecer a toda equipe que está por trás que nos ajudou para chegar até aqui. A CBG, os treinadores, clubes e todo suporte do COB em toda esta preparação”, disse o ginasta, que também comentou a respeito das finais por aparelho, que começam nesta terça (30).

“Final é final. Na Ginástica, cada detalhe conta, as provas são decididas por décimos. São oito ginastas participando da final, todos têm chance. Temos que fazer a nossa série bem feita”, afirmou Nory.

"Estamos muito felizes em ver a Ginástica escrevendo mais uma página em sua historia vitoriosa. Isso tudo é consequência de muito trabalho de toda a comunidade da Ginástica Brasileira, que vem evoluindo e se firmando como uma potência mundial. Aproveito para agradecer e compartilhar esse momento histórico com os atletas, técnicos, árbitros, equipes multidisciplinares, dirigentes, nossos Presidentes de Federações Estaduais, o COB e a Caixa, que nos dão todo apoio e suporte para continuarmos colocando a Ginástica no lugar mais alto do pódio", disse Luciene Resende, presidente da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

Programação da Ginástica Artística no Pan de Lima

Masculina
30/7 – Finais por aparelho: solo (15h – Arthur Nory e Arthur Zanetti), cavalo com alças (15h30 – Francisco Barreto Júnior) e argolas (17h – Arthur Zanetti)
31/7 – Finais por aparelho: salto (15h – Luís Porto), paralelas (16h20 – Caio Souza e Arthur Nory) e barra fixa (17h10 – Arthur Nory e Francisco Barreto Júnior)

Feminina
30/7 – Finais por aparelho: salto (15h30) e assimétricas (17h – Lorrane Oliveira e Carolyne Pedro)
31/7 – Finais por aparelho: trave (15h30 – Flavia Saraiva) e solo (16h20 –Flavia Saraiva e Thais Fidélis)
Obs: horário de Brasília


Os convocados

Seleção Masculina

• Arthur Nory (Pinheiros/SP)
• Arthur Zanetti (Serc/SP)
• Caio Souza (São Bernardo do Campo/SP)
• Francisco Barretto Jr (Pinheiros/SP)
• Luís Porto (Grêmio Náutico União/RS)

Treinadores

• Marcos Goto
• Cristiano Albino
• Ricardo Yokoyama

Seleção Feminina

• Flavia Saraiva (Flamengo-RJ)
• Jade Barbosa (Flamengo-RJ)
• Thaís Fidélis (Cegin-PR)
• Carolyne Mercer Pedro (Cegin-PR)
• Lorrane Oliveira (Flamengo-RJ)

Treinadores

• Valeri Liukin
• Francisco Porath Neto
• Iryna Ilyashenko

A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela CAIXA.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixa

PATROCINADOR OFICIAL

vivoneutroxpiracanjuba

PARCEIROS OFICIAIS

estácionew on

APOIADORES GOVERNAMENTAIS

leiincentivoAutoridade Brasileira de Controle de DopagemMinistério do Esporte - Governo Federal

APOIADORES

comitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubes

FORNECEDOR ESPORTIVO

Nakal

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.