logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Brasil confirma favoritismo e conquista o Sul-Americano de Ginástica Rítmica

03/06/2019

Em Bogotá (COL), ginastas brasileiras não deram chance para as rivais, tanto no Individual quanto no Conjunto

Brasil confirma favoritismo e conquista o Sul-Americano de Ginástica Rítmica

O Brasil foi o grande vencedor do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica, que foi encerrado neste domingo (2),em Bogotá, na Colômbia. Tanto nas disputas do Individual como no Conjunto, a equipe brasileira foi soberana e confirmou o favoritismo, ficando com o título geral da competição. No total, foram 12 medalhas conquistadas, sendo sete de ouro, três de prata e duas de bronze.

No Individual, Natália Gaudio foi o grande destaque, com três medalhas de ouro e uma de prata, além de ter confirmado o heptacampeonato Sul-Americano Geral. Um dos grandes nomes do país da nova geração, Bárbara Domingos saiu da Colômbia com um ouro, duas pratas e dois bronzes.

O Conjunto do Brasil voltou a ter uma ótima performance, a exemplo do que havia ocorrido em sua última participação na Copa do Mundo de Guadalajara (ESP). O time brasileiro, representado na Colômbia por Deborah Medrado, Nicole Duarte, Camila Rossi, Morgana Gmach, Beatriz Pomini e Vitória Guerra, venceu todas as provas: individual geral, cinco bolas e prova mista (três arcos e duas maças).

Para Camila Ferezin, treinadora e Coordenadora das Seleções de Ginástica Rítmica da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), a participação no Sul-Americano comprovou que a Seleção Brasileira segue em evolução.

“Foi muito positivo nossa participação neste Sul-Americano. Conseguimos elevar ainda mais as nossas notas, inclusive alcançando a maior do ciclo, 22.700. Na competição geral, arriscamos menos nas recuperações dos lançamentos que mais valiam, consequentemente tivemos uma boa execução e duas excelentes notas que ficaram na casa dos 22 pontos. Na final, testamos todos critérios dos lançamentos que temos nas coreografias e naturalmente tivemos mais falhas. Nosso objetivo era ver o que as meninas conseguem fazer em quadra num momento de pressão, para continuarmos nossos treinamentos com foco nos Jogos Pan-Americanos e Mundial, então tudo esteve dentro do planejado”, afirmou Camila.

Para Monika Queiroz, treinadora da Seleção individual, foi importante o Brasil manter sua hegemonia na América do Sul. “Excelentes resultados, com a dobradinha Natália e Barbara no individual geral. Foi formidável também o fato de a Natália ter assegurado o sétimo título sul-americano. Tenho certeza de que em Lima elas estarão melhores e ainda mais confiantes”, disse Monika.

A presidente da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Luciene Resende, parabenizou a excelente performance da equipe brasileira no Sul-Americano. "Conseguimos manter nossa hegemonia na América do Sul, com o Conjunto tendo 100% de aproveitamento e mais três medalhas de ouro no individual. A CBG continuará investindo na Ginástica Rítmica brasileira, no desenvolvimento da modalidade e no alcance dos melhores resultados possíveis. Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao nosso patrocinador master Caixa Econômica Federal, a parceria que mantemos com o Comitê Olímpico Brasileiro e o apoio que recebemos do Ministério da Cidadania", afirmou.

Resultados do Sul-Americano de Ginástica Rítmica

Individual

Individual geral
1º Natália Gáudio (BRASIL) – 68,800
2º Bárbara Domingo (BRASIL) – 66,450
3º Sol Martinez (Argentina) – 61,250

Finais por aparelhos

Arco
1º Natália Gáudio (BRASIL) – 17,900
2º Sol Martinez (Argentina) – 17,300
3º Bárbara Domingo (BRASIL) – 16,150

Bola
1º Natália Gáudio (BRASIL) – 17,900
2º Sol Martinez (Argentina) – 16,800
3º Bárbara Domingo (BRASIL) – 15,750

Fita
1º Bárbara Domingo (BRASIL) – 17,600
2º Natália Gáudio (BRASIL) – 13,850
3º Vanessa Galindo (Colômbia) – 13,850

Maças
1º Sol Martines (Argentina) – 17,800
2º Bárbara Domingos (BRASIL) – 17,150
3º Lina Dussan (Colômbia) – 16,500

Conjunto

Geral
1º BRASIL – 44,850
2º Venezuela – 29,850
3º Argentina – 24,950

Finais por aparelho

Cinco bolas
1º BRASIL – 21,400
2º Venezuela – 16,850
3º Argentina – 12,050

Misto (Três arcos e duas maças)

1º BRASIL – 18,250
2º Venezuela – 16,900
3º Argentina – 12,950

A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela CAIXA.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

ENCONTRE AQUI
ONDE TREINAR
GINÁSTICA

PATROCINADOR MASTER

caixa

PATROCINADOR OFICIAL

correiosvivoneutroxpiracanjubaatroverangelolvale

PARCEIROS OFICIAIS

estácio

APOIADORES GOVERNAMENTAIS

leiincentivoAutoridade Brasileira de Controle de DopagemMinistério do Esporte - Governo Federal

APOIADORES

comitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubes

FORNECEDOR ESPORTIVO

Nakal

Calendários

Governança

Copyright 2025
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.