10/11/2025
Distribuição equilibrada de medalhas por regiões e estados do Brasil chamou a atenção
Disputado no município paulista de Aparecida do Norte, de 4 a 9 de novembro, o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica ofereceu retratos interessantes do momento por que passa a modalidade no país, no ano seguinte a um marco histórico, a realização do Mundial do Rio de Janeiro.
Coordenadora do Comitê de GR da Confederação Brasileira de Ginástica, Márcia Aversani tirou diversas conclusões a partir dos resultados da competição.
“O nível técnico do Torneio Nacional cresceu na mesma proporção apresentada pelos demais campeonatos nacionais de 2025. Pudemos observar ginastas mais bem preparadas, séries e coreografias mais bem estruturadas”, avalia a especialista, em linhas gerais.
A coordenadora percebeu uma equilibrada divisão de forças entre as regiões do país. “No total, foram distribuídas 87 medalhas em Aparecida. Foram para a região Sudeste, a mais populosa do Brasil, 32 delas; outras 30 couberam à região Sul, tradicional celeiro da modalidade. E mais 19 foram conquistadas pela região Nordeste. Quando olhamos para os estados, isoladamente, São Paulo conseguiu 21 medalhas; o Paraná ficou com 18, e o Rio Grande do Norte, em proporção, teve desempenho notável: 9 medalhas. São três estados de três regiões diferentes se destacando”.
Diversos estudos são realizados a partir dos resultados: são observadas a região com melhor desenvolvimento individual, aquela que desenvolve melhor o conjunto, a região que tem melhores resultados nas categorias de base pré-infantil e infantil, outras que têm resultados melhores na categoria juvenil e adulto.
“Para concluir, em 2025 tivemos o Nacional com maior equilíbrio de resultados. Acredito que isso se deve ao grande investimento que a CBG tem feito, disseminando informações, organizando regulamentos. É muito grande a atenção que dedicamos aos Torneios Regionais, e isso tudo proporciona crescimento. As perspectivas de desenvolvimento da GR do Brasil, com isso tudo, são reforçadas”, analisa Aversani.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Institucional
Modalidades
Calendários
Eventos
Regulamentos Técnicos
Organização
Resultados
Governança
Marketing
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.