26/06/2023
Centros de Telêmaco Borba (PR) e de Vitória ampliam o papel social da Ginástica
A Confederação Brasileira de Ginástica inaugurou, nesta segunda-feira (26), mais um Centro de Treinamento Loterias CAIXA Jovem Promessa de Ginástica Artística. Trata-se da unidade de Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais, a 235km de Curitiba. O projeto, patrocinado pelas Loterias CAIXA, é administrado pela CBG. A rede já conta com 22 unidades espalhadas por todo o Brasil.
Telêmaco Borba foi uma indicação da Federação Paranaense de Ginástica (FPRG) à CBG, por conta do trabalho desenvolvido pelos professores Ana Paula Ferreira da Silva e Juliano Fulas, que contam também com os colaboradores Diego Dubiela e Gabriela Oliveira. Os pilares do Centro de Excelência Jovem Promessa são a inclusão social, massificação, fomento ao esporte, descoberta de novos talentos e capacitação profissional.
Segundo a presidente da Federação Paranaense de Ginástica (FPRG,) Márcia Aversani, o trabalho realizado no Paraná com a Ginástica Artística é de excelência, porém não está totalmente disseminado em todo o estado. “Assim, ao receber a notícia da CBG sobre a possibilidade de termos um Centro Loterias CAIXA Jovem Promessa, não tivemos dúvida em indicar o município de Telêmaco Borba para abrigar esse importante projeto. No CTGA-TB, encontramos muitas crianças interessadas, trabalho de base, apoio municipal e empresarial aliado à presença de excelentes profissionais, o que certamente contribuirá para o desenvolvimento da Ginástica Artística no Estado do Paraná”, afirmou.
A presidente da CBG, Luciene Resende, manifestou seu contentamento com a abertura de mais esse centro de fomento do esporte. “O dia a dia de uma presidente de uma entidade como a CBG é feito de muito esforço e de desafios. Mas inaugurar um Centro de Treinamento Loterias CAIXA Jovem Promessa da Ginástica é algo tão prazeroso quanto ver um atleta brasileiro subir ao pódio olímpico. Sempre guardo na memória as expressões felizes nos rostinhos das crianças, o orgulho expresso na face dos pais. É um grande privilégio ter aliados como as Loterias CAIXA, federações tão empenhadas como a paranaense, e colaboradores tão abnegados como os professores Ana Paula e Juliano. É esse esforço, feito por muitas mãos, que vai não só construir um futuro ainda melhor para a nossa Ginástica, mas também cumprir um importante papel social”.
Segundo Ana Paula Ferreira da Silva, coordenadora e treinadora do projeto na cidade, essa é uma oportunidade única e desafiadora. “A sensação é maravilhosa! Nós nos sentimos felizes por termos o reconhecimento e a confiança da FPRG e CBG e estar à frente de um projeto dessa magnitude das Loterias CAIXA. Nós nos sentimos honrados pela oportunidade”, complementou.
Centro de Excelência Loterias CAIXA Jovem Promessa de Ginástica de Vitória. A 21ª unidade da rede foi inaugurada no dia 30 do mês passado, na capital capixaba. Trata-se de uma unidade dedicada à Ginástica Rítmica.
O evento contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira, de Luciene Resende, de Mônica Mello Queiroz (presidente da Federação do Espírito Santo de Ginástica); de José Carlos Nunes, (Secretário de Estado de Esportes e Lazer), e da atleta capixaba Geovanna Santos, a “Jojô”, atual campeã do Pan-Americano de Ginástica Rítmica nas maças e na fita, que fez uma apresentação especial.
Além disso, as novas estrelinhas do CELC-ES desfilaram, acompanhadas pela professora do projeto, Ana Paula Barroca. Todos os clubes filiados à FESG (Federação do Espírito Santo de Ginástica) estiveram presentes e fizeram apresentações artísticas.
O Espírito Santo, embora seja apenas o 23º estado brasileiro em extensão territorial, é um verdadeiro celeiro da GR, tendo já revelado as ginastas Natália Gaudio, Tayanne Mantovanelli, Emanuele Lima, Geovanna Santos, Franciely Machado e Deborah Medrado.
A revelação de talentos, no entanto, é entendida apenas como uma possível consequência natural do estímulo à prática da modalidade, não sendo um objetivo do CELC-ES.
“O CELC-ES, antes de tudo, é um projeto potente para inclusão social, aumento do número de praticantes de Ginastica em nosso país. Descobrir talentos é consequência e o processo segue naturalmente”, disse Mônica Queiroz.
A presidente da CBG, Luciene Resende, comentou a importância dessa estrutura no Espírito Santo.
“O Espírito Santo já tem uma grande tradição na GR. Tenho a certeza de que isso já representa um grande estímulo para termos novas praticantes, e esse é um dos pilares do projeto”.
A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pelas LOTERIAS CAIXA.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
Institucional
Modalidades
Calendários
Eventos
Regulamentos Técnicos
Organização
Resultados
Governança
Marketing
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.